Timor: morreu Manuel Carrascalão
Político era um veterano na luta pela independência do país
Político era um veterano na luta pela independência do país
Manuel Carrascalão morreu este sábado, aos 75 anos. O político timorense era um veterano da luta pela independência do país.
O histórico defensor da autodeterminação timorense não resistiu às complicações de saúde sofridas depois de uma embolia cerebral, segundo explicou uma fonte da família à agência Lusa.
«O meu irmão morreu hoje cerca das 14:30 de Lisboa no hospital Guido Valadares, em Díli, rodeado de familiares e amigos», disse à agência noticiosa Gabriela Carrascalão, que se encontra em Portugal em trabalho.
Manuel Carrascalão, que sucedeu a Xanana Gusmão na presidência do conselho nacional de Timor, em 2001, há algum tempo que estava afastado da política activa.
Em 1999, a casa de Manuel Carrascalão foi atacada pelas milícias Aitarak, lideradas por Eurico Guterres, um opositor da independência da ilha da indonésia. Nesse incidente foi morto o seu filho Manelito, com apenas 16 anos.
A casa do político tinha servido de refúgio a muitos timorenses que tentavam escapar à violência que marcou esse período conturbado da história do país.
Nota de 1lindomenino: homem de profundas convicções pessoais e políticas. Amava Timor como muito poucos e foi uma figura importante durante e depois da ocupação Indonésia de Timor. Que descanse em PAZ e que os Timorenses NUNCA o esqueçam...!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aquí o seu comentário