Mortalidade de pessoas com «mão mole» 67% superior à de pessoas com «mão firme»
Um aperto de mão firme é um sinal de maior esperança de vida, afirmam investigadores britânicos num estudo divulgado esta segunda-feira no «British Medical Journal»
Segundo a agência Reuters, outras habilidades físicas como a velocidade de movimento, a facilidade em levantar de uma cadeira ou balançar apenas sobre uma perna também estariam relacionados com o risco de mortalidade.
Para este estudo os investigadores compilaram dados de 33 estudos já existentes, que envolviam dezenas de milhares de pessoas, a maior parte com mais de 60 anos. Desses 33 estudos, 14 abordam o aperto de mão.
A compilação dos estudos indica que, durante um período de tempo, a mortalidade das pessoas com a «mão mole» era 67% superior à das pessoas com a «mão firme».
«Eu não sugiro que se ponha em prática estes resultados amanhã, mas poderia ser útil no futuro», declarou à Reuters Rachel Cooper, do Medical Research Council.
Uma pessoa idosa que não tenha dificuldade em levantar-se de uma cadeira ou dar um aperto de mão firme pode viver mais tempo que um idoso que se desloca com dificuldade ou dá um aperto de mão com dificuldade.
Agradecimento ao site http://www.tvi24.iol.pt/
Nota de 1lindomenino: aperta, Zé... !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aquí o seu comentário