"Alvorada", música brasileira no alvorecer do séc.XX de Antônio Carlos Gomes, abertura da ópera Lo schiavo (O escravo), baseada numa história do Visconde de Taunay, com libreto de Rodolfo Paravicini. A ópera estreou no Rio de Janeiro em 1889, um ano após a abolição da escravatura, e às vésperas da proclamação da república.
Nesta ópera destaca-se a Alvorada da ópera, uma das composições mais elaboradas de Gomes na qual, descreve um amanhecer. Podemos ouvir os primeiros cantos dos pássaros e sentir, através da música, o paulatino nascer do dia até a explosão final com a chegada do sol. A obra começa com poucos instrumentos, outros vão se agregando num crescendo que termina em fortíssimo com a orquestra completa.
Há muita profundidade nessa música. Lo schiavo é um canto de liberdade, diz Elena Herrera.
Muitos pensam que Carlos Gomes só compôs óperas e peças para grandes orquestras. Na verdade, seu repertório é vastíssimo e muito variado, incluindo também valsas, modinhas, prelúdios, cantatas, polcas, etc. Você se surpreenderá em ver que algumas músicas você até já tinha ouvido antes e nem sabia que eram de autoria de Carlos Gomes.
Suas óperas foram encenadas na Itália, Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal, Polônia, Rússia, Argentina, Cuba e vários outros países.
Carlos Gomes exerceu todo tipo de influência. Todos os compositores da Itália da época queriam ser parecidos com aquele estrangeiro que punha suas óperas no Scala.
(Vidé Vídeo)
Posted by 1lindomenino Dated23aug2011
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