Para entrar no Livro de Recordes do Guiness
Marcada para o próximo dia 29 de Maio, no largo José Afonso, “A maior sardinhada do Mundo”, pretende projectar a cidade sadina a nível internacional e tentar entrar para o Guiness Book of Records. Os números a atingir são: seis toneladas de sardinhas, cozinhadas num fogareiro de cem metros e consumidas, num período de oito horas, por seis mil convidados.
A ideia partiu de um grupo de amigos setubalenses, “com forte ligação à terra”, que consideram que “Setúbal tem um potencial enorme, nomeadamente ao nível do turismo e da restauração”, referem no site do evento (http://www.amaiorsardinhada.com/).
O principal objectivo é “projectar a cidade para fora, evidenciando os seus pontos fortes, como a gastronomia e o saber receber”, explicam. No entanto, bater o recorde do Guiness é outra das metas. Para tal, vai ser necessário construir um fogareiro com cem metros de comprimento, assar seis toneladas de sardinhas e reunir seis mil pessoas para as consumir, entre as 12.30 e as 20.30 horas do dia 29 de Maio, no largo José Afonso.
“O Guiness tem normas”, explica Conceição Gato, representante da empresa que está a promover o evento, sendo que, os seis mil quilos de sardinhas têm que ser todos consumidos num período de oito horas.
Como forma de homenagear o Vitória Futebol Clube, que comemora, este ano, o seu centenário, o fogareiro vai ser “carimbado” com as iniciais VFC.
A escolha do local para realizar a iniciativa recaiu sobre o largo José Afonso, por ser um espaço central “cuja matriz permite servir a refeição de uma forma rápida e eficaz”, apresentando também “espaço para a animação musical e outras actividades afins”, revelam os organizadores.
De forma a atrair o maior número de pessoas para aquela zona, o evento vai contar com actuações de artistas da cidade, cujos nomes ainda não podem ser revelados, visto que “ainda estão por confirmar”, indica a responsável pela promoção da iniciativa.
Assim, o recinto do evento abre às 11 horas, estando o início da sardinhada marcada para o meio-dia e meia, hora em que também começa a animação musical, que se prolonga até ao fecho da festa, à meia-noite e meia.
Cada pessoa interessada em participar na “maior sardinhada do mundo”, paga 2 euros à entrada e tem direito a uma bebida, sardinhas à descrição, pão, salada, e, claro a toda a animação que vai decorrer durante a tarde e noite dentro.
De referir ainda que no site deste projecto, os interessados podem inscrever-se e fazer sugestões para melhorar a iniciativa que, de acordo com a comissão organizadora, “não é só nossa mas de todos”. “Temos recebido muitas sugestões no site e vamos utilizar algumas, além de alguns voluntários que se inscreveram”, revela Conceição Gato.
Vera Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aquí o seu comentário