Boas conversas e companhia fazem a diferença e ajudam a combater desnutrição
O mundo envelhece, os problemas aparecem. Um estudo recente feito na Universidade de Montreal, no Canadá, mostra que aproximadamente 35% das pessoas com mais de 60 sofrem de desnutrição. E para combater a deficiência é preciso mais que uma dieta saudável. A socialização é tão importante quanto um prato balanceado. A dieta ideal inclui ter boas companhias à mesa, dizem os especialistas.
A pesquisa foi feita observando 30 pacientes durante refeições, na unidade de readaptação do Instituto Universitário de Geriatria de Montreal (IUGM). Os pesquisadores analisaram o nível de sociabilidade dos pacientes e mediram quanta comida foi ingerida e o resultado foi claro: quem estava acompanhado comia mais e melhor. A presença de um parente ou amigo é agradável e isso abre o apetite.
A equipe também notou que pacientes que comiam sozinhos em seus quartos tinham maiores riscos de ficar desnutridos, o que reforça a necessidade de ter companhia na hora das refeições. “Por comer mal, os mais velhos correm o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados à idade”, afirma Danielle St-Arnaud McKenzie, uma das coordenadoras da pesquisa.
Além de boas companhias, o sabor e a aparência da comida também são fundamentais. O cardápio não precisa ser o que se costuma ver em hospitais. “As refeições têm que ser bonitas e ter os pratos que a pessoa gosta. Não é porque você é velhinho que você é doente,” diz a geriatra e gerontóloga Beatriz Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
É importante adotar hábitos saudáveis o mais cedo possível. O Ministério da Saúde mantém em sua página na internet dez dicas para cuidar bem da alimentação e manter a saúde em dia.
1) Faça pelos menos três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições.
2) Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos – batata, raízes, mandioca, aipim - e massas) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural.
3) Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas.
4) Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.
5) Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos). Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos.
6) Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e guloseimas, coma-os no máximo duas vezes por semana.
8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9) Beba pelo menos dois litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
O combate à má nutrição começa em casa. Com essas práticas, pratos apetitosos e boas companhias, isso não será difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aquí o seu comentário