POR UM PORTUGAL DIFERENTE

POR UM PORTUGAL DIFERENTE
ABRIL VIRÁ...!!!

EXPERIMENTE... VÁ ATÉ LÁ!

MUDAR...

Estrela - DestaquesNinguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar. (Elliot Gould)

Frases e Mensagens -

NÃO HÁ ACORDO...!!!...

NÃO HÁ ACORDO...!!!...
... Português há só UM...!!!

TRADUÇÃO/TRANSLATE/TRADUCION

SEM IMITAÇÕES...

ACREDITE...

"Nunca faça graça de graça. Você é humorista, não político."

A Hora em Poá (BRASIL)

"Nada descreve melhor o caráter dos homens do que aquilo que eles acham ridículo."

VELHO PROVÉRBIO PORTUGUÊS

"Dois olhos vêem mais do que um só."
Veja Frases para Orkut - Kifrases.com





LOVE, love, LoVe



OvEr ThE RaInBoW

1lindoMENINO ...


Verdade, Verdadinha...!!!

zwani.com myspace graphic comments

1lindomenino

Menininhas e inhos venham a mim...

Posting

Photo Flipbook Slideshow Maker
PORTUGAL é "isto"... e MUITO MAIS...!!!

António GEDEÃO


Eu, quando choro, não choro eu. Chora aquilo que nos homens em todo o tempo sofreu. As lágrimas são as minhas mas o choro não é meu.A.GEDEÃO

SEJA ASSIM... COMO EU!

recadosparablogseorkut.com


Mais Um(a)...!!! OBRIGADO...!!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Primeiro encontro das Tradições, Aromas & Sabores de Azeitão


Reviver a história da região em dois dias




A Junta de Freguesia de São Lourenço vai levar a cabo, nos dias 22 e 23 de Maio, o primeiro encontro à volta das Tradições, Aromas & Sabores da região de Azeitão. O objectivo deste encontro anual, que vai juntar cerca de 40 produtores, é reunir as actividades tradicionais da região e revivê-las.


“Azeitão está no concelho de Setúbal mas tem características diferentes e uma história própria. Não é por acaso que já foi concelho”, lembra a presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço.

A autarca explica que a ideia surgiu como uma forma de “recuperar e relembrar as tradições e origens, que estão ligadas ao cultivo da terra (vinhas, hortas), à Serra da Arrábida e à pastorícia”.

Marcado para os dias 22 e 23 de Maio, este encontro anual, vai também evidenciar a ligação histórica com outras regiões do país. Como refere Celestina Neves, por exemplo, o conhecido queijo de Azeitão “foi trazido por um pastor que veio da Serra da Estrela”. Da mesma forma, os habitantes de Brejos de Azeitão são conhecidos como “caramelos”, porque os migrantes da Beira Baixa, que iam para aquela zona (Vale das Hortas) trabalhar a terra, “chamavam a uma noite fria, uma noite de caramelo”, indicou a presidente da junta.

Assim, as cerejas, a sopa caramela e o queijo, provenientes da Covilhã e do Fundão, vão estar presentes nesta iniciativa, misturados com os produtos típicos de Azeitão, como as ervas aromáticas da Arrábida, os morangos, a doçaria, o queijo e os vinhos.

Estas especialidades vão estar disponíveis nas diversas casinhas, servidas por cerca de 40 produtores, que vão compor a aldeia, criada propositadamente para este evento, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão até à Fonte dos Pasmados e ao largo da Igreja. A casa do pastor, com ovelhas e uma bancada dos queijos, a casa do hortelão com as alfaias da horta, um mini mercado de frutos e legumes, a casa com colmeias e degustação de mel, a casa das doçarias de Azeitão, a casa dos azulejos, a casa do chá, o salão de comer (central), uma zona para horta, jardim e demonstração da “limpeza das vinhas” com degustação de vinhos e licores, são alguns dos locais que podem ser visitados.

Para animar a festa vão estar presentes grupos de folclore e bombos da Beira Baixa, além dos “artistas da terra”, revela Celestina Neves, tal como a orquestra ligeira da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e os “Tokivozes”, grupo de música tradicional.

“As escolas também vão estar envolvidas, com a criação, por parte dos alunos, de figuras, ligadas à região, como as formigas, as abelhas, etc.”, desvendou a autarca, acrescentando que os mais novos vão também ter a oportunidade de realizar workshops na horta da aldeia, sendo “importante que tenham essas vivências”.

De referir ainda que foi criada uma mascote para esta iniciativa, com o nome de Manel Hortelão, criada pelo caricaturista Augusto Cid, colaborador do semanário “Sol”.

Mais informações sobre este evento disponíveis a partir do contacto 212 199 930 (Portugal).


Agradecimento ao site http://www.osetubalense.pt/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aquí o seu comentário